quarta-feira, 24 de agosto de 2011

As criativas ilustrações do Google são homenagens inspiradoras

Eu aprecio muito as criativas imagens do Google. Ao acessar o Google pela manhã meu olhar fica surpreso diante da criatividade da ilustração. Já reconheci algumas homenagens e outras me motivaram a buscar informações. Hoje, 24/08/2011, a imagem homenageia um poeta e escritor argentino: Jorge Luis Borges. Eu que amo os livros, tenho paixão por uma de suas frases: “Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria.”

Na imagem criada pelo Google o escritor está diante de seu paraíso. Magnífico!
E para concluir este post, escolhi uma foto clicada por minha amiga Fatyma de Moraes em uma de suas viagens a Buenos Aires. Vejam que paraíso das letras e das artes:

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Produtividade criativa e transformações no meu filtro da PEGN de agosto

A matéria de capa de agosto da PEGN está sensacional e rende muitos compartilhamentos. Parabenizo todas as empresas citadas e torço para que esses empreendedores continuem a trilhar o caminho sustentável de seus negócios com muito sucesso. Além do destaque principal, as colunas da PEGN também são ótimas leituras e trazem exemplos de práticas empreendedoras com diferencial positivo que merecem ser conhecidas.

Aprecio muito as colunas Como Eu Cresci e Como Fazer. Os depoimentos do ”Como cresci” dão uma noção da jornada de cada empresário e é possível como filtrar uma lição de cada entrevistado. A Como fazer traça um passo a passo sobre determinado assunto. Na edição de agosto abordou um tema importante para muitas empresas: sistema de distribuição. Um assunto que envolve vários itens. Entre vender e entregar há um processo em rede que precisa estar alinhado.

Produtividade criativa na coluna “Como eu trabalho” e os passos do Extreme Makeover 2011, são meus filtros principais da PEGN de agosto. Já assisti em programas da PEGN matérias semelhantes sobre melhorias no ambiente de trabalho que privilegiam a qualidade de vida rendendo bons frutos para colaboradores e empresas. Nesta edição fomos premiados com os resultados da APDATA que investiu nesse importante quesito.

É uma política que revela atenção e respeito aos colaboradores buscando harmonizar ambientes e práticas que beneficiam toda equipe de trabalho. São valores que aproximam. Cromoterapia, massagens, criatividade, área de descanso e leitura, transparência, interação, liderança, relaxamento, metas, comemoração e motivação são ingredientes do cotidiano da APDATA.

Tenho acompanhado também as matérias sobre o Extreme Makeover 2011 e as mudanças pelas quais as empresas selecionadas estão passando com a valiosa orientação dos profissionais das empresas que participam do projeto. Na edição de agosto as notícias da 3ª etapa apresentam as transformações dentro do perfil de cada atividade. Novas percepções que direcionam as ações da DNAventura. Nova oficina da Drump melhorando o estoque e estrutura interligando os dados entre produção e lojas. Na Invista em Você, questionamentos sobre logo tipo, identidade visual, processos tecnológicos e financeiros foram pautas de encontros. Discussões, análises, decisões, transformações e práticas que visam melhorar o desempenho de todas as empresas participantes. Vou seguir acompanhado as próximas etapas; Com certeza o projeto está na sequência de melhoria contínua.

Para encerrar, uma frase selecionada do mês: extraída da Conversa de empreendedor: “Inovar é converter ideias novas em resultados” Filipe Cassapo.

Até o próximo filtro da edição de setembro.
Maria Ivone Neto Mourão

Questionar e orientar, duas palavras chaves da PEGN de julho/2011

Mensalmente tenho um encontro com a PEGN e cada edição aborda temas interessantes do cotidiano empreendedor de muitas empresas e profissionais. Todos os meses a PEGN lança sementes e retrata frutos no fértil campo empreendedor. Na edição de julho a matéria de capa nos convida a responder se o empresário precisa estudar. Ótimo questionamento e excelentes exemplos. Cada pessoa tem seu perfil aprendiz e há muitas formas de aprender. O conhecimento faz toda diferença na prática.

A conversa de empreendedor também entrou na sadia discussão e quem escreveu o texto, Eloi D´Avila do Grupo Flytour, é um grande exemplo de empreendedor aprendiz. Sua trajetória é inspiradora e mostra que para vencer, além do estudo, é necessário requisitos complementares como acreditar na sua capacidade, ter iniciativa, respeitar as pessoas e ter atitude para “fazer acontecer”. Parabenizo o grupo pela Academia Flytour que treina os profissionais e colaboradores da empresa. Como diz minha amiga Coach Fatyma de Moraes, aprender é o melhor caminho para melhorar.

Podemos estudar sempre. É o exercício de testar, treinar, aprimorar. Temos oportunidade de aprendizado todos os dias, lendo, compartilhando, vivenciando experiências, na universidade, participando de cursos, eventos, palestras, treinamento. Estudar é turbinar a mente para perceber e colocar em prática as oportunidades.

A PEGN é uma das minhas fontes de aprendizado que se estendem além de suas páginas mensais. Já comprei livros indicados, já apliquei dicas como as apresentadas na edição 270 sobre os erros e soluções de TI. Aliás, recomendo a leitura que trata desde mecanismos de segurança na Internet e mobilidade até o relacionamento nas redes sociais. São 40 dicas e soluções imperdíveis.

Hoje a tecnologia web é relevante para muitos negócios, no entanto, uma das dicas importantes que selecionei foi uma que me fez refletir sobre o quanto a sintonia refinada com a essência do negócio deve permanecer integrada em todas as ações. Um dos erros citados é: “deixar que a TI se sobreponha ao negócio principal”. Acrescenta: “Se o empreendedor entende a importância da tecnologia, mas perde-se em meio à sua complexidade, a atividade principal da empresa pode sair prejudicada.” O recado aqui é para que o empreendedor invista sua energia na essência de seu negócio e contrate profissionais qualificados para coordenar a TI. É um desafio que propõe o desafio de um processo equilibrado e eficaz.

E desafios são constantes na vida de todo empreendedor. Para encerrar, uma frase selecionada da edição: “Quanto mais clara for a visão do que você quer para sua vida, mais fácil vai ser decidir quais são as prioridades” David Allen em resposta a entrevista da PEGN.

Até o próximo filtro da edição de agosto que está SENSACIONAL!
Maria Ivone Neto Mourão

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Julho turbinado

Cada mês é um tempo de oportunidade. Ao fazer a retrospectiva de cada mês observo que as mais diferentes situações que vivenciamos no cotidiano são fontes de aprendizado. Cada dia é uma passagem conectada ao enredo de nossa história. Há dias mais longos, outros mais curtos. Em um único dia há espaço para muita vida. Por mais que nesse dia a dia corrido tenhamos a impressão de que falta tempo para tudo, é nosso compromisso dirigir esse tempo da melhor forma possível. É sim um desafio constante.

Sorriso, lágrimas, alegrias, tristezas, proximidade, distância, estrada, viagem, casa, encontros, morte, vida. Muitos cenários de um mês muito positivo. Refletir sobre as linhas e entrelinhas de cada acontecimento amplia a consciência e aprimora a percepção. Esse exercício do filtro é uma fonte inesgotável para treinar nossa capacidade de compreender, perdoar e melhorar nossos relacionamentos, especialmente, porque ao nos aproximar de nós mesmos enxergamos com mais clareza a teia que nos conecta aos outros. Muitas vezes é preciso desapegar-se para abrir a lente do coração para novas possibilidades.

Julho foi um mês estupendo por muitos detalhes. Ótimos negócios com turbinas. Muitos contatos, novas cidades e a lista da caixa Blog Cidades Turbinadas está crescendo. Estou em atraso com a programação do Blog em razão de mudanças e das férias escolares que alteraram o cronograma do mês, mas, já estou com as atividades a pleno vapor para atualizar a agenda. A conexão entre turbinas e cidades que acontece no cotidiano da Marcos Turbo tem muito significado. É um diferenciado conteúdo turbo que aprecio e que estimula meu conhecimento pelo universo de cada lugar. Todo lugar é especial.

E por falar em especial e em cidades, quero registrar que minha filha amou a viagem para Buenos Aires. Viajar é uma experiência enriquecedora para conhecer um mundo novo de pessoas, ruas, bairros e o múltiplo retrato de cada lugar que se apresenta com variadas expressões. Que as viagens continuem a movimentar a economia das capitais como Buenos Aires e tantas outras cidades que tem no turismo uma oportunidade para desenvolvimento. As turbinas também estão presentes nessa estrada transportando pessoas, produtos e serviços integrados nessa rede de negócios turbos!

Para encerrar, quero indicar o link de um texto maravilhoso que li no Facebook e que me tocou profundamente. É um texto presente que compartilho para agradecer os muitos presentes que tenho na vida. Obrigada Joicy pelo texto que tem muita afinidade com um que escrevi inspirado por um texto da Flávia Lippi: meus laços de fitas amorosas. Flávia e Joyci formam uma dupla sensacional e atuam com comunicação e Coaching com maestria.

Obrigada JULHO! Agosto já está em curso com os ventos soprando vibrações positivas.Minha filha Bruna e minha prima Angélica, sagrados presentes da minha vida. Meus laços de fitas elegantes, belas e especiais.

Notas 01/2024

Muitos dizem que janeiro foi longo. Eu digo que foi ligeiro. Eita quanta vida em 31 dias. Já até virou capítulo de 2024. Foram tantas emoçõe...